O número de imobiliárias que aceitam um imóvel irregular é mínimo, o que dificulta o anúncio. Devido à condição irregular do imóvel o banco dificilmente aceita um financiamento neste caso.
As multas nos casos de irregularidade podem ser rígidas, chegam até 4 vezes o valor de uma regularização e em casos mais graves pode ser necessário até mesmo a demolição do imóvel
Para utilizar um imóvel com fins comerciais é necessário um documento chamado “habite-se”, sem a devida regularização o imóvel não pode obter a licença de funcionamento.
Um imóvel regularizado tem a garantia de transferência de proprietário, tornado mais confiável para uma possível venda e caso o mesmo tenha seguro, facilidade para acioná-lo sem ter problemas com alegação de irregularidade pelas seguradoras
O cálculo do IPTU é feito sob a construção do imóvel, um imóvel que a prefeitura não tenha conhecimento da construção pode ser considerado um terreno vazio, que aos olhos da prefeitura não cumpre seu papel social, influenciando no imposto cobrado.
Para relizar uma reforma ou ampliação no seu imóvel, é necessário a empresa ou engenheiro dar entrada de solicitação junto a prefeitura, já que tudo deverá estar em conformidade com as normas. Caso seu imóvel esteja irregular a obra será paralisada, ocorrendo o risco de multa.